sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

As Crianças os Jogos e os Educadores

É conhecimento empírico comum, que, as crianças retiram enorme prazer na utilização de um videojogo, assim como colaboram, comunicam e interagem entusiasticamente, em torno da  sua utilização.Partindo desta base, ou seja do prazer, fascínio e motivação das crianças na utilização das novas tecnologias. 

Cabe aos educadores o aproveitamento dessa interação, a fim de propiciar atividades lúdico/educativas. De grosso modo, os educadores são os mediadores entre as, potencialidades possibilitadas pelas tecnologias, videojogos e as crianças. Essa mediação exige por si própria os conhecimentos e competências que permitam a seleção de videojogos. Uma literacia técnica e humana, compatível com as novas tecnologias, e que permita escolher software adequado tanto ao estádio de desenvolvimento de seus educandos, como finalidades educativas. 
Assim como o acompanhamento e correta orientação na sua utilização, adequada aos fins da própria educação (na total amplitude do termo). A seleção desses videojogos, e aproveitamento de suas potencialidades educativas, por exemplo no campo da matemática. Deve contemplar a matemática como algo presente e necessário no quotidiano social de todos, exigido pela própria evolução das sociedades, ciência e tecnologia.

Na sua escolha deve-se considerar os que permitam; a compreensão e manipulação de formas geométricas, raciocínio lógico, descoberta de regras e padrões, formulação de problemas, recolha de dados, e consequente organização e apresentação. Assim como; estimular a discussão e reflexão, o re/conhecimento de símbolos e linguagem matemática, como tabelas, palavras, figuras, fazendo a interligação com o meio social e a linguagem materna da criança. 

Sem comentários:

Enviar um comentário